Entrevista sobre sonhos: Psicóloga.
1.Segundo Freud, o que é o “sonho”? Como ele acontece?
De acordo com Freud, o sonho é uma produção do Inconsciente, uma forma disfarçada de realização de desejos, sobre a qual incide uma censura que o deforma, protegendo o sonhador do caráter ameaçador dos seus desejos. O sonho se forma a partir dos restos diurnos (lembranças do dia anterior) e dos desejos inconscientes.
2. Freud acreditava na teoria dos sete sonhos? Se sim, quais são os nomes das etapas?
Não lembro de nenhuma referência a esta teoria na “Interpretação dos sonhos”, que Freud escreveu em 1900.
3. Segundo Freud, por que existem dias em que não "sonhamos" ?
Freud afirmou que “não se recordar de um sonho” não quer dizer que não tenhamos sonhado, mas sim, que o conteúdo do sonho foi tão ameaçador, a ponto de ser totalmente censurado.
4. Só existem sonhos em nosso inconsciente? Se não, o que mais existe ?
Os conteúdos inconscientes, ou seja, nossos desejos, ou impulsos mais primitivos da primeira infância nos acompanham por toda a vida. Podemos conhecer um pouco do Inconsciente através da análise de suas formações, ou seja, dos sonhos, atos falhos, lapsos e sintomas.
5. Freud acreditava que o sonho pode ser interpretado?
Sim, ele entendia que a interpretação dos sonhos era uma via de acesso ao Inconsciente, e dessa forma poderia analisar o paciente, contribuindo para uma melhora de seus sintomas. A interpretação psicanalítica (proposta por Freud) baseia-se na associação livre, ou seja, um livre “deixar fluir” das idéias, a partir dos elementos do sonho lembrado (manifesto).
6. E você, acredita que um sonho possa significar algo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário